sexta-feira, 11 de junho de 2010

SOM DA SEXTA - TOP5 #5

Que o Brasil é o país do futebol e da música, isso todos sabem. Em época de Copa do Mundo, os dois caminham lado a lado para a felicidade geral da nação. 
O SOM DA SEXTA dessa sexta vai ser embalado por uma trilha verde e amarelo que começou de fato no ano de 1958, com uma marchinha de carnaval que virou tema do campeonato brasileiro, A Taça do Mundo é Nossa e o bicampeonato ficou por conta de Frevo do Bi, de Jackson do Pandeiro. Já os anos 70 chegou para marcar a todos, com o hino Pra Frente Brasil, que se tornou não só a música chave da seleção, como dos 90 milhões de torcedores da época.
Na copa de 1974 e em diante, a música e o futebol, juntos, não tiveram muito sucesso. Depois disso, os hinos das copas foram agitados por músicas do cotidiano do brasileiro, como o caso do penta campeonato do Brasil em 2002, que foi ao som de Deixa a Vida me Levar (Zeca Pagodinho) e A Festa (Ivete Sangalo).
Mas grandes artistas usaram já usaram o tema futebol para compor grandes canções como Jorge Ben, Jackson do Pandeiro, Wilson Simonal e além dos contemporâneos Mundo Livre S/A, Marcelo D2 e Eddie.
Essa Copa do Mundo de 2010 vai ser embalada por que trilha sonora? Além dos palpites para o bolão dos jogos, você algum para a música desta copa? Alguns artistas do axé music tentaram emplacar “seus passes musicais”, mas não deram muito certo. Como o caso de Brasileiríssima, Jammil; Levada Brasileira; Daniela Mercury; Futiboleiro, Carlinhos Brown; Vamos N’exa, Ivete Sangalo. Claudia Leitte foi a única que se deu bem, pois o hit Máscaras caiu como um gol de letra dentro do “Listen Up! The Official 2010 Fifa World Cup Álbum”.


Outra novidade de classe altíssima, foi divulgada agora no fim de maio, como um projeto patrocinado pela Nike para um futuro documentário. Se trata da nova versão de Ponta de Lança Africano (Umbabarauma), clássico de Jorge Ben, regravado por um time de 11 craques da música: Jorge Ben, Mano Brown, Negresko Sis (Céu, Anélis Assumpção e Thalma de Freitas), Gabriel Ben Menezes, Duani Martins, Gustavo da Lua, Pupillo, Zé Gonzáles e Daniel Ganjaman.


Façam suas apostas sonoras! A minha vai para Palpita Brasil, da absoluta Stefhany! (hahaha)



Enquanto isso, segue o TOP5 #5 -  Seleção Sonora Canarinho


5 – A Bola do Jogo – Mundo Livre S/A
4 – Futebol e Mulher - Eddie
3 – Chico Buarque de Hollanda vai à Copa de 2006 – Graveola e O Lixo Polifônico
2 – Camisa 10 da Gávea – Jorge Ben
1 – Se eu não Fosse Brasileiro Nessa Hora – Novos Baianos

Já que tu ficou até o fim desse TOP5 e ficou afim de ouvir outras músicas do clima da Copa do Mundo, baixa o mixtape CAMISA 10 do DJ 440, que tá sensacional!


*Crédito da foto - Thiago Freire

2 comentários:

Thiago Freire disse...

Pessoal, gostaria que fizessem uma correção no crédito da foto do DJ 440. Me chamo Thiago Freire, sou fotógrafo e fiz este trabalho com o 440 ( http://www.flickr.com/photos/tfreire/4593438700/ ). As fotos do cd e de divulgação são minhas, ok?

Valeu!

laís sampaio disse...

corrigido, thiago :))