sexta-feira, 23 de abril de 2010

SOM DA SEXTA - TOP5 #1


Criei o SOM DA SEXTA!! Toda sexta-feira o blog vai lançar um TOP5 sempre com algum tema, mostrando um pouco sobre um disco e escolhendo as 5 melhores músicas. Seria bom que vocês mandassem idéias ou indicações, pra a gente construir juntos uns posts bem legais!

Como hoje é dia de São Jorge, pensei em estrear o SOM DA SEXTA em homenagem a ele! O Santo não é somente o padroeiro de muitos países da Europa como o extra-oficial do Rio de Janeiro (oficialmente é São Sebastião), como tem muito misticismo com a lua, a sua espada, seu cavalo e é também de influência forte no umbanda e no candomblé. Além de todo esse conteúdo religioso, São Jorge é a imagem de proteção de muitos artistas brasileiros e se tornou um domínio público para Jorge Ben, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Jorge Mautner e por aí vai.

SOM DA SEXTA - TOP5 #1

5 - Cavaleiro de Jorge – Caetano Veloso (Cores, Nomes)
4 - Jorge da Capadocia – Funk como le Gusta + Paula Lima
3 – A Lua é Minha – Jorge Ben (As 14 Mais da Difusora 1973)
2 - Lua de São Jorge – Caetano Veloso (Cinema Transcendental)
1 – Ogum – Zeca Pagodinho + Jorge Bem (Uma Prova de Amor)

Deus adiante paz e guia
Encomendo-me a Deus e a virgem Maria minha mãe ..
Os doze apóstolos meus irmãos
Andarei nesse dia nessa noite
Com meu corpo cercado vigiado e protegido
Pelas as armas de são Jorge
São Jorge sendo com praça na cavalaria
Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia
Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tendo pé não me alcancem
Tendo mãos não me pegue não me toquem
Tendo olhos não me enxerguem
E nem em pensamento eles possam ter para me fazerem mal
Armas de fogo o meu corpo não alcançara
Facas e lanças se quebrem se o meu corpo tocar
Cordas e correntes se arrebentem se ao meu corpo amarrar
Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Jorge é da Capadócia.



* Trecho da música Ogum.

Nenhum comentário: