quinta-feira, 12 de março de 2009

Olinda e Recife, anos de luz!


Olinda e Recife. 474 e 472 anos respectivamente, de duas cidades interligadas, que vem se unificando a cada ano na história, cultura, religiosidade, política, costumes...música, uma melodia única, que só vindo de Pernambuco para entender de fato a mistura de raízes.

Alceu Valença, Antônio Carlos Nóbrega, Bonsucesso Samba Clube, Capiba, Carlos Fernando, Cascabulho, Chico Science, China, Comadre Florzinha, Dj Dolores, Erasto Vasconcelos, Eddie, Lenine, Lula Queiroga, Mestre Salustiano, Mestre Ambrósio, Mombojó, Mula Manca e a Fabulosa Figura, Mundo Livre S/A, Nação Zumbi, Reginaldo Rossi, Siba e a Fuloresta...Nomes que se perdem entre o velho e o novo; do manguebeat ao punkrockhardcore; é ciranda, coco e baião; frevo, samba e maracatu; poetas presentes entre as estrelas do céu e os palcos da vida; cinema, teatro e dança; grandes encontros; o folclore nordestino; das composições que retratam o dia-a-dia de um bom pernambucano; é Pernambuco falando para o Mundo.

Olinda, Marim dos Caetés. É a dona das sete colinas, muito mais que linda. Nas ladeiras, subindo e descendo, a vida é feita de ladeiras. Um sonho de valsas, a paz dos mosteiros, a alegria do carnaval, o patrimônio cultural. Original Olinda Style. Dias de luz, a tarde, o vento e o mar. Bairro Novo, Casa Caiada, São Bento, Amparo, Bonsucesso, Maranguape. Olinda, cidade eterna.

Recife, cidade lendária. Cidade prateada, de encantos mil. Cortada por rios, praias e mangues. É a Veneza e a Holanda Brasileira. João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freire, Nelson Ferreira, Ascenso Ferreira, Josué de Castro. Alma de preto e de branco. Das senzalas, engenhos, vilas, mercados e praças. Cortada por pontes entre o caos, o sol, a lua e a paz. De um Marco Zero que cresceu pro norte, sul, leste e oeste. É a menina dos olhos do mar, o Leão do Norte.

Cidades que crescem, cantam, dançam, sonham, vivem! Dentro do coração, na mesma batida, único sentimento.

Olinda e Recife, um carnaval que só aumenta a paixão. Nos seduz, encanta, enfeitiça, abençoa. Foram elas que escolhemos para viver e sermos felizes,
Parabéns!


Um comentário:

JOSÉ RAFAEL MONTEIRO PESSOA disse...

Olá Laís,
Acho ótimo sua admiração por nosso estado, mas temos que fazer ressalvas para não nos orgulharmos de coisas erradas. Aproveito, inclusive, para te corrigir - Maranguape fica em Paulista.
Olinda e Recife são mais carentes que imaginamos. Mas amor é amor.