domingo, 16 de maio de 2010

A flor dessa estação

A cada estação do ano surgem novas cantoras na música contemporânea brasileira e a flor dessa primavera chama-se Tulipa Ruiz. Ela canta, compõe, desenha e é efêmera, se tornando quase a Super Mulher de Jorge Mauter. Embora venha de uma família de músicos – o pai é Luiz Chagas (ex-guitarrista da Isca de Polícia, de Itamar Assumpção) e o irmão Gustavo Ruiz (músico), Tulipa só transformou seu hobby em profissão há praticamente um ano atrás, conseguindo status na cena paulistana e lançando agora um disco que ultrapassa a delicadeza de sonoridade permitida.
Efêmera é de fato bem transitório e ilusionário. As linhas que o percorrem são bem distintas mas que no fim, se encontram em forma sensível de arte. As participações acontecem desde da produção (feita pelo seu irmão), passando pelo encarte disco (que conta com várias tulipas desenhadas por Karina Buhr, Ná Ozzetti, Thiago Petit, entre outros), até na parceria mais que amigável de inúmeras flores e plantinhas da classe musical. Que jardim é esse? Então: Mariana Aydar, Tiê, Negresko Sis (um trio lindo formado por Céu, Thalma de Freitas e Anelis Assumpção), Kassin e por aí vai. O som da sua voz é doce e as 11 canções são repletas de poesias malemolentes e femininas, com um pouquinho de bom humor e quase nada de baixo astral – ok, pois o amor nas músicas de hoje em dia está cada vez mais sofrido, né?
Passando pelo lado sonoro e dobrando para seus desenhos bem estilo “fiz no paint”, descobri uma alegria de menina com legendas musicadas de uma mulher meio Tropicalista, Secos e Molhados, Doces Bárbaros e Novos Baianos. Assim, mostrando a personalidade de uma Tulipa que no passado plantou boas sementes e agora está  colhendo frutos melhores ainda.

Obs.: O disco só será lançado de fato, no dia 30 de maio, com um show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Mas como estamos na era digital, onde no começo da carreira Tulipa fez de seu Myspace um quadro de escrever e colorir, o disco vazou na internet e eu cai nessa rede também! Com toda certeza, será um dos álbuns mais falados no ano de 2010.

Tulipa Ruiz on Twitter: @tuliparuiz


2 comentários:

Balaio Contemporâneo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Balaio Contemporâneo disse...

Estou encantada com essa Tulipa!

Parabéns, pelo blog!