terça-feira, 25 de maio de 2010

A MPB com muito$ cifrõe$

A Música Popular Brasileira me impressiona cada vez mais. É gaia pra todo lado, beber até cair, fumar para ficar chapado, de saia e sem calcinha na bicicletinha, eu sou o lobo mal e vou te comer... É isso! Pra mim, MPB é aquele tipo de música que chega nas rádios das palafitas ao castelo de ouro do milionário. Nada contra, pois existe todo tipo de gênero musical para todo o tipo de pessoa. Quem sou eu pra julgar alguém? Mas não venha me dizer que a MPB é feita pelos artistas de épocas atrás e nem por novas revelações super conceituadas (ou não), que não é. Exemplo melhor para uma cantora da mass media? Claudia Leitte.
Ela já foi do Babado Novo, é atriz (?), compositora, agitadora cultural, musa do carnaval da Bahia, discípula de Ivete Sangalo, concorrente de Ivete Sangalo, é a única cantora brasileira a participar do disco oficial da Copa do Mundo de 2010 e agora é a Famo$a do universo. Isso, Famo$a, cheia de cifrões para esse universo todo saber mesmo.
Pra quem não sabe, Famo$a é o primeiro single da cantora que promove seu novo disco As Máscaras, pela gravadora Sony Music. Trata-se de uma versão da música Billionaire, do compositor americano Travie McCoy, ex-vocalista do grupo de hip-hop Gym Class Heroes. A versão foi escrita pela própria Claudia Leitte e fala de um mundo bem Chic, Chic, da Kelly Key. Não entenderam? Eu explico (ou melhor, Kelly Key):
Eu quero ser famosa, ser uma grande artista, gravar comercial, ser capa de revista
Eles vão ver só quando minha música tocar, vou dar maior gritão, ahhhhh
Eu vou passar batom, chic...chic...chic...chic...
Eu vou ficar bonita, chic...chic...chic...chic...
Segura. Eu vou rebolar, vou rebolar, vou rebolar
Eu vou passar batom, chic...chic...chic...chic...
Eu vou ficar bonita, chic...chic...chic...chic...”

Só que o tempo passa, as vontades mudam, as informações são avassaladoras e Claudia Leitte não quer apenas passar batom, ser capa de revista, nem ser chic como Kelly Key queria! Nem o céu é o limite para ela. Famo$a é um axé/hip-hop/pop/brasileiro, que fala desejos do cotidiano em que vivemos. Calma!
Primeiro ela quer ser famosa, MUITO famosa, ficar mais rica que os dez vencedores do Big Brother Brasil, ter um Twitter com o selo de Verified Account, ir pro programa do Jô e de quebra, dar um selinho na Hebe Camargo. Pára por aí? Não! Ela continua querendo ser MUITO famosa, ter um carrão blindado, usar apenas Christian Louboutin e ainda ter o amor de um cara e casar com ele. Gente, em que mundo essa mulher vive? Ela quer ser mais Famo$a do que ter um amor! Só rindo!

Eu realmente não sei pra onde o mercado fonográfico brasileiro está indo. De fato, posso nem colocar a culpa na Famo$a Claudia Leitte, porque tudo que ela canta é o reflexo da sociedade capitalista em que vivemos e se existe espaço para uma música assim, é porque existe público também. Falo dela mas não deixo em branco tantos outros artistas que seguem esse mesmo mercado.

Mas o melhor mesmo seria, era se toda essa grandeza almejada na música fosse distribuída para cada ouvinte. Nêgo, eu ouvia tanto que distribuía essa riqueza com todos!

Esse vídeo dá pra sentir a essência da música. Observe a classe da cantora versus o figurino de mecânico dos bailarinos

14 comentários:

umalua disse...

FODA! Tu és foda Lala! Deixo mais de ler teu blog nunca!! :D

Matheus disse...

RSRSRS... ENTÃO NO MUNDO TODO NÃO EXISTE CANTOR COERENTE ... TODOS SÃO RETARDADOS E CAPITALISTAS... KKK .. NO BRASIL CLAUDIA É A MELHOR... E MAIS COMPLETA... ME DELCUPE QUEM PENSA O CONTRARIO.

yulle m. disse...

Laís, acho que a maioria das pessoas nao entendeu o sentido da letra da musica. Não é sobre ela, essa pessoa da musica que quer ser famosa, ter muito dinheiro e etc, é uma personagem que ela criou e fez a versão brasileira de "Billionaire", justamente pra mostrar o quanto o povo quer ser famoso, rico e reconhecido. Entende?! mas, de qualquer forma, respeito sua opinião, só queria esclarecer ;D

Anônimo disse...

Famo$a musica linda .claudia leitte
é maravilhosa .

camila disse...

Eu amo essa música! e Claudia não é fútil do jeito que vc disse! É uma das cantoras mais pé no chão que eu já vi!
Claudia Leitte me mata de orgulho o/

Anônimo disse...

hora hora, vc que tem um blog sobre música, deveria saber que existem músicas que são autobiografias e outras não, deveria ter pesquisado antes de escrever, nessa segunda feira, em entrevista coletiva, a cantora em questão explicou que não se trata a personagem da música, mas sim a realidade de milhares de garotas brasileiras...

- Nandinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
- Nandinha disse...

Lais, como disse a Yulle ai em cima, essa musica Claudia montou um personagem, tanto q nos clipe q ela gravou (q ainda será lançado) ela faz uma sátira c a junçao de Paris Hilton e Lady Gaga, ou seja, a Patricinha e a Celebritie louca, e FAMO$A!
Ela nao se remete a ela em momento algum, pelo contrario, Claudia é bem diferente, do que dizn essa musica, arrisco a dizer que ela é o oposto...Claudia apenas fez uma musica popular, que como vc disse, q se nao fosse popular nao haveria publico, e a musica nao só vai pegar como ja pegou, pois é dançante, e boa de se ouvir, isso é apenas vendagem!Se vc quer letras poéticas, vá ouvir um Joao bosco, Toquinho, Peninha, e por ai vai! hehe
Mas de qlq formar, tb respeito sua opniao! =)
Beijos

Anônimo disse...

meu bem, como você é inocente e idiotinha né! se seu blog é de musica, voce deveria primeiro saber sobre a musica ta gatinha? --' e antes de falar da minha canttora, voce meça suas palavras, sua criança que não tem o que fazer. lhe dê respeito, por que eu sei que se claudia leitte chegasse na sua frente ela seria a mulher mais maravilhosa do mundo né? vai criar vergonha na tua cara e escrever sobre coisas que tu saiba de verdade, por que nem interpretar a letra da musica tu nao tens a capacidade!

umalua disse...

Pouco importa o que Claudia Leitte PENSA, isso aí pode servir pro psicólogo dela, mas me refiro ao que ela propaga por aí! Não acredito que ela realmente esteja 'criticando' as pessoas que são assim. Acho que ela tá é achando que isso é certo. Lógico que os fãs dela vão defender! Ela tá incentivando pessoas, que assim como seus fãs não tem um filtro do que é um 'passatempo' ou uma músiquinha merda do que é verdadeira MUSICA POPULAR BRASILEIRA.

Del disse...

Sinceramente essa critica é ridicula... Claudia leitte é uma das melhores cantoras brasileiras e essa musica é linda, com uma letra atual e será sucesso absoluto.

Mariana Barros disse...

sinceramente... esse povo é sem noção e sem personalidade. por que defendem com tanta almaaaaaaaa uma pessoa que nem sabe que eles existem e ta cagando pra tuuudo! e se ela não se identificasse com a música tenho certeza que nem cantar ela cantaria. o cantor é aquilo que canta, fica conhecido pelo o que canta e como canta... claudia canta axé, e é a cara do axé. claudia canta famo$a e é a cara de famo$a...
sorry

O Som e o Sentido disse...

Minha gente se isso é uma crítica a esse tipo de pensamento, então o mundo virou de cabeça pra baixo de ontem pra hoje, e eu não percebi. Concordo com Mari Barros: "claudia canta axé, e é a cara do axé. claudia canta famo$a e é a cara de famo$a..."

Ananda Cavalcanti disse...

Claudia leite a melhor cantora do brasil? de fato essas pessoas não sabem o que falam.. hahahahahahahahahahahahahahaahhahahahaha

ahazou, lalis! ahazou como sempre!