sexta-feira, 21 de maio de 2010

SOM DA SEXTA – TOP5 #4

O SOM DA SEXTA da semana passada não aconteceu e hoje eu vou caprichar no embalo de uma moça linda, de voz sensual e gingado sofisticado. O samba é Clara Moreno, o balanço é Miss Balanço e o resultado, é um “sambalanço” de muita coisa antiga nessa atualidade musical.
Clara tem a música no sangue. Cresceu dentro de uma família de músicos, filha da cantora Joyce e do compositor Nelson Ângelo, iniciou a carreira de cantora logo cedo, participando de discos da Xuxa, Gonzaguinha e Milton Nascimento, estudou canto na França e hoje tem 6 discos lançados. Miss Balanço, o sexto da trajetória, é o seu segundo álbum gravado e lançado no mercado europeu pela Far Out Recordings (o primeiro foi Samba Torto, em 2007) e teve uma repercussão muito boa na imprensa britânica. A divulgação do disco foi primeiramente voltada pros gringos (como tem acontecido com Céu, Bebel Gilberto, Otto e tantos outros) e teve projetos gráficos e fotos diferentes. Só agora no mês de março, que a gravadora Biscoito Fino colocou nas lojas do Brasil.
Os caminhos sonoros de Clara já foram bem modificados. Após transitar pela música eletrônica, jazz, bossa nova e samba, ela habita num som mais ousado e globalizado, mas sem perder toda a essência histórica do passado sonoro e intrepretando o tal sambalanço. Ele que foi um movimento que surgiu em meados dos anos 60, em boates do Rio de Janeiro e São Paulo, que tem Jorge Ben como um dos mais significativos representantes. Digamos até, que o Miss Balanço tem um pé clássico dentro do Samba Esquema Novo (1963), do próprio Jorge. Pronto, matei a charada!
Vamos ao que interessa: música! As 14 faixas do disco conversam em total harmonia entre si, com um equilíbrio despojado, original e cool. Durante a construção do repertório, Clara encontrou influências em Wilson Simonal, Orlandivo, João Donato, Elza Soraes e o já citado anteriormente, Jorge Ben.

Sem mais delongas, TOP5 #4 Clara Moreno – Miss Balanço

5 – Bruxaria – Uma mistura de Ave Cruz (Céu) + Homem com H (Ney Matogrosso), com um tom de samba de gafieira, cheio de metais, que dá vontade de sair rodando pelo salão com um par bem aconchegante!
4 – Balanço Zona Sul – Clássico da Bossa Nova, recebe uma releitura leve e singular, que transporta o ouvinte para um Rio de Janeiro da década de 60, mas totalmente contemporâneo.
3 – Brincando de Samba (Miss Balanço) – Música título do álbum, ganha arranjos de twist, cheio de cadência do samba.
2 – Vai devagarinho – Uma das músicas mais jazzística do álbum, que dá pra sentir cada nota e harmonia de todos os instrumentos executados.
1 – Uala Ualalá – Clara conseguiu formar uma dúvida na minha mente: Qual a melhor versão? A original com Jorge Ben, no Samba Esquema Novo ou essa regravação? Dúvida cruel, porque ambas são uma riqueza para quem ouve!

Making of Miss Balanço

Nenhum comentário: